Avançar para o conteúdo principal





Precisam de um local calmo e com internet para trabalhar?


A Biblioteca Municipal de Coimbra é um local gratuito, com internet, jornais e revistas à vossa disposição.
Já nos chegaram à redacção vários pedidos de leitores que procuram um sítio sossegado para trabalhar e também nós temos essa necessidade, porque estamos entre reuniões ou simplesmente porque queremos mudar de ares. Em vez de procurarmos cafés, fomos experimentar um local público, gratuito, com internet e jornais e revistas do dia à nossa disposição.
Instalada a meio da Rua Pedro Monteiro, a Casa Municipal da Cultura acolhe a Biblioteca Municipal de Coimbra (Biblioteca ou BMC), um espaço amplo onde podem encontrar uma mesa e a tranquilidade que procuram para dedicar umas horas a trabalhar ou a estudar. Assim que passam a porta de entrada da Biblioteca, encontram do lado esquerdo um conjunto de mesas e cadeiras que estão à disposição de todos os cidadãos – e é justamente daqui que vos escrevemos.
Na sala interior, com vista para o arvoredo do Jardim da Sereia, há uma zona de estudo (apenas acessível se criarem um cartão de utente) e uma zona com mesas de madeira, de acesso livre. Para tirar o cartão de utente, basta apresentar o cartão de cidadão para preencher os dados necessários, ao balcão. Este cartão pode também ser necessário se pretenderem consultar alguma obra. A Biblioteca também vos empresta livros que podem levar para casa durante 14 dias (e ainda podem renovar por 2 vezes este período, caso precisem de mais tempo) mas, neste caso, devem apresentar um comprovativo de residência e pagar uma taxa anual no valor de 3,20€. A BMC dispõe ainda de um núcleo em Braille e livros áudio para empréstimo gratuito a pessoas deficientes visuais ou com problemas de visão.
No andar superior, encontram a imagoteca e a fonoteca e podem consultar os catálogos de obras disponíveis (imagens, CDs, áudio e filmes vídeo em VHS e DVDs). Também na Casa Municipal da Cultura mas no andar inferior, encontram a Biblioteca Infantil e Ludoteca, um espaço criado a pensar nos mais novos, repleto de jogos, brinquedos e livros (claro!).
Fundada em Dezembro de 1922, a Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC) presta um serviço de leitura pública no concelho através de uma rede de bibliotecas anexas (Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Ribeira de Frades e S. João do Campo) e de uma biblioteca itinerante (Bibliomóvel). Beneficiária do Depósito Legal desde 1931, conta com importantes espólios de personalidades e instituições conimbricenses, tais como as bibliotecas da Revista Vértice e da Associação dos Artistas de Coimbra, ou os espólios de António Augusto Gonçalves, Afonso Duarte e Manuel da Silva Gaio, entre outros.
Actualmente é a casa de uma vasta colecção constituída por mais de 520000 monografias, cerca de 30000 títulos de publicações periódicas e de 6000 documentos audiovisuais em permanente actualização, bem como um rico acervo fotográfico de temática predominantemente coimbrã, de onde se distingue o espólio do fotógrafo Formidável. Destacamos o rico acervo documental do fundo de história coimbrã que é disponibilizado para consulta local, através do Gabinete de História da Cidade.

SEG-SEX 10H-19H30, SÁB 11H-13H e 14H-19H | BIBLIOTECA MUNICIPAL DE COIMBRA
Casa Municipal da Cultura – Rua Pedro Monteiro, Coimbra
Contactos: 239702630, biblioteca@cm-coimbra.pt 
Autoria:
Coolectiva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODCAST

«Conta-nos uma história!» - Podcast na Educação O Ministério da Educação, através da Direcção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, lançam mais uma vez o concurso "Conta-nos uma história!" - Podcast na educação. Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.  Mais informações em  http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia História vencedora formato audio, 10ª edição, ano lectivo 2018/2019 1º/2º ano-2º lugar Titulo: O coelhinho branco Autores: EB de Casconha, Cernache|Os Casconhitos|Isabel Barateiro Para ouvir siga o link: http://concursos.erte.dge.mec.pt/files/uploadcontrol/f96c5c3...

ALMA MATER - COIMBRA

Alma Mater ALMA MATER é a Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, constituída por um vasto acervo de obras, em geral publicadas antes de 1940, valorizando importantes núcleos que integram o rico património bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades, como é o caso da Faculdade de Direito, da Faculdade de Letras, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral. Nesta biblioteca digital encontramos livros antigos, manuscritos, cartas, fotografias, desenhos, etc. e parte de espólios de autores formados pela Universidade de Coimbra, e outros que passaram por Coimbra, e aqui deixaram a sua produção intelectual. Promovendo uma efetiva coordenação de esforços, o projecto ALMA MATER foi levada a cabo pelo Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC). Fonte: https://almamater.uc.pt/

THE PUBLIC, Official Trailer (2019)

No filme "O público", uma explosão árctica excepcionalmente amarga chegou ao centro de Cincinnati e às portas da frente da biblioteca pública onde ocorre a acção do filme. A história gira em torno dos utilizadores da biblioteca, muitos dos quais são sem-abrigo, doentes mentais e marginalizados, bem como uma equipa exausta e sobrecarregada de bibliotecários que muitas vezes constroem conexões emocionais e um senso de obrigação de cuidar daqueles clientes regulares. Em desacordo com os funcionários da biblioteca sobre como lidar com o evento climático extremo, os utilizadores transformam o prédio num abrigo para a noite, encenando uma ocupação. O que começa como um acto de desobediência civil torna-se num distanciamento com a polícia e numa história para os media para julgar constantemente, especulando sobre o que realmente está acontecendo. Esta história de David versus Golias aborda algumas das questões mais desafiadoras da nação, a falta de moradia e a doença mental, e co...